Para ter uma empresa forte e segura em seu planejamento ela precisa ter um fluxo de caixa que funcione com objetividade e lucidez. Para isso, fazer uma boa gestão das contas a pagar e contas a receber, independentemente do tamanho da empresa, faz com que ela sempre tenha gás para seguir em crescimento. O controle da quantidade de dinheiro que circula por ela é fundamental para que se tenha um retrato da saúde financeira do negócio e se possa fazer uma avaliação correta sobre as suas metas.

Dentro deste movimento se analisa a data e o valor de tudo o que a empresa tem para receber, já incluindo os descontos e os juros, bem como acompanhar se os clientes pagam em dia. Caso ocorra atraso no recebimento é possível ter ações positivas quanto à cobrança e ao recebimento destes valores. Através do controle das contas, a equipe de gestão identifica os principais clientes e em que grupos os produtos e serviços são melhores aceitos.

Compreenda as funções de cada um

Importante destacar que o setor de contas a pagar tem muito mais atribuições importantes do que somente pagar as contas e faturas de uma empresa. Quando ela é de médio ou pequeno porte, este trabalho está conjunto com contas a receber, compondo toda a parte de contabilidade. Quando a empresa é grande cada área é separada e funciona independentemente, porém precisam contar com um sistema integrado de gestão para que todas as finanças sejam coesas.

O trabalho de contas a pagar é tão importante porque quando ele está desequilibrado, a empresa não tem o controle sobre as suas finanças, podendo ter que arcar com gastos extras. Por isso, o processamento e o pagamento das faturas de fornecedores devem ser prioridade de pagamento, para que o abastecimento não seja comprometido. Além disso, ter o cuidado no pagamento dos tributos que incidem sobre estas movimentações fazem com que não se tenha problemas futuros com a Receita Federal.

Dicas para manter as ações de contas a pagar e receber sempre positivas

Para manter o controle de contas a pagar e receber eficiente é necessário ter atenção com algumas dicas, elas são como orientações sobre como manter as finanças saudáveis. Em contas a pagar se deve registrar tudo o que está para vencer, com detalhamento e calendário para as datas, em hipótese alguma perca os prazos. Outra dica é não misturar o dinheiro da empresa com o pessoal, pois isso irá desequilibrar tanto uma quanto a outra, fazendo com que a bolha do prejuízo fique muito maior.

Já o setor de contas a receber tem que estar de olho no quanto a empresa pode envolver os clientes se oferecer vantagens e descontos para aqueles que antecipam os pagamentos. Contudo, se eles não cumprem com o acordado na compra e atrasam o saldo das faturas, não se pode deixar de cobrá-los; não perca dinheiro desta forma. Como forma de selar uma boa parceria, muitas vezes é preciso adotar a prática de liberar crédito para o cliente, contudo sempre esteja atento se a empresa tem saúde financeira para isso.

Consequências do bom controle de contas a pagar e receber

Tendo uma boa gestão das contas a pagar e receber a liquidez do seu negócio é sempre positiva, além de ter um capital de giro favorável. Desta forma há sempre dinheiro em caixa para cuidar do dia a dia da empresa e poder planejar os próximos passos para ela. Assim, pode-se investir em expansões, novas contratações, exploração de novos serviços e produtos e exploração de novos setores da economia.

Conte com a ajuda de um sistema moderno e personalizado para cuidar dos seus negócios. Preencha o formulário de contato ou ligue para nós e conheça as vantagens de ter um varejo saudável e positivo!