Indicadores de desempenho tem como característica, apresentar se a organização está alcançando os objetivos planejados, por isso, acompanhá-los sistematicamente e periodicamente é essencial para o sucesso das mesmas. Com as análises dos indicadores é possível encontrar lacunas para serem corrigidas ou aprimoradas. Veja a seguir os indicadores:

1. Valor do faturamento

O faturamento apresenta o valor total de vendas. Este acompanhamento deve ser diário e comparado com outros períodos para análise mais precisa e detalhada. O faturamento é encarado como o principal indicador de performance, porém deve ser analisado com outros indicadores em conjunto.

2. Volume de Vendas

O número de vendas realizado de cada loja dentro de um determinado período, comparado com períodos anteriores. Esse indicador ajuda a medir eficiência do atendimento.

3. Clientes atendidos

O número de clientes atendidos em cada loja dentro de um período, comparado com períodos anteriores. Pode ser interessante avaliar por cada integrante do time de vendas, gerando um quadro mais rico de comparações.

4. Margem de Lucro

Saber a margem de lucro de sua empresa é fundamental, pois esta margem representa a porcentagem de lucro que empresa está tendo sobre as vendas. Este indicador possibilita identificar quais produtos vendem com melhor margem e quais vendem com menor lucratividade. A margem de lucro é um dos principais fatores que um empreendedor deve considerar no momento de precificar o seu produto ou serviço.

5. Valor de descontos concedidos

Medir o número de descontos concedidos por período é fundamental, principalmente porque ele impacta na rentabilidade da empresa, portanto é crucial acompanhar e regular o volume de descontos praticados pela equipe de vendas.

6. Percentual de descontos concedidos

Além dos valores concedidos de descontos aos clientes, acompanhar o percentual de descontos concedidos possibilita melhor análise numa avaliação de rentabilidade num determinado período, evitando distorções de resultados, quando analisado apenas por valor.

7. Ticket médio por venda

Este indicador representa o valor médio de quanto cada cliente compra em valores em seu estabelecimento. Este valor é determinado pela média entre o volume de vendas e o número de vendas que geram esse volume. As empresas devem avaliar constantemente o valor do seu ticket médio, pois, desta informação, poderão planejar ações como: aumentar volume de vendas, gerar mais lucro.

8. Média de itens por venda

Essa medida ocorre pelo cálculo do total de itens vendidos dividido pelo número total de vendas. Este resultado, possibilita entender o giro de produtos para cada venda realizada e o impacto de ações para elevar o ticket médio.

Indicadores são fontes de resultados cruciais para qualquer negócio, pois possibilitam melhores estratégias e ações visando a lucratividade. Diante disso, o Ganso dispõe de inúmeros relatórios para apoio à tomada de decisão de forma simples, segura e rápida.