Adotar um sistema de gestão como o Enterprise Resource Planning – ERP – para o comércio de varejo não é um gasto, mas um investimento. Isso porque em longo prazo ele traz resultados financeiros muito positivos, essenciais para poder dar passos ainda mais altos nos negócios. Investir em tecnologia é trazer para a empresa uma diversidade de benefícios para o dia a dia e também o aumento da produtividade. Todo o processo se torna mais objetivo e eficiente, sofisticados e otimizados.

Para entender o porquê dos sistemas ERP serem indispensáveis para uma empresa, conheça seis motivos:

Processos internos otimizados

Uma das principais funções do ERP é justamente auxiliar na otimização de todos os processos internos. Quando cada função é exercida de forma coesa e em complemento a outra, todo o serviço acontece de maneira qualificada, sem desperdícios. Desta forma não há gargalos na produção e diminui substancialmente os casos de improdutividade. O objetivo é ganhar em agilidade.

Tabelamento de preços eficientes

Duas palavras de ordem para as empresas de varejo são clientes e preço, a junção delas é um verdadeiro sucesso. Através do sistema ERP, o melhor preço para os produtos pode ser garantido. O cliente tem acesso facilitado aos preços praticados não somente pela empresa, mas também pelos concorrentes. Diminuindo os custos da produção dos produtos, os preços fixados podem ser mais agradáveis ao consumidor e ainda garantir o lucro para a empresa.

Melhor controle de estoque

Para ganhar em produção é importante ter um estoque que seja controlado e organizado, sem desperdícios de produtos e tempo. Quando ele não funciona desta forma, comumente o fluxo das operações fica prejudicado ou mesmo parando de funcionar. Todas as informações sobre as movimentações dos produtos, desde a sua produção até o despacho, está unificado no sistema ERP. Esta integração e automatização em tempo real auxiliam todas as equipes a serem cada vez mais produtivas.

Custos de produção reduzidos

Importante para a lucratividade da empresa, a redução dos custos de produção pode ser mais bem alcançado através da implantação do sistema ERP. Com o acompanhamento de todos os processos se produz mais e melhor, além de em menor tempo. Por meio das informações em tempo real, cada responsável de setor trabalha para evitar despesas e desperdícios. Em uma visão de gestão, podem-se identificar pontos de gastos desnecessários a serem cortados.

Economia de tempo

O controle de todos os processos é importante para a empresa, desta forma ela tem registrado tudo o que é produzido e movimentado. Entretanto, organizar e fazer diferentes planilhas para isso é gasto de tempo e aumento das possibilidades de haver erros. Todo o planejamento estratégico depende dele, logo ter acesso em tempo real aos relatórios através do sistema ERP faz com que as tomadas de decisão sejam mais assertivas e corretas.

Segurança de informação

Ter planilhas e relatórios em papel hoje significa um grande risco, principalmente em perder e danificar. Portanto, o melhor é manter este controle através de programas e sistemas virtuais. A segurança de ter backups sempre e o controle de todas as informações evita dores de cabeça para a equipe de gestão. A infraestrutura que o ERP oferece a empresa de vareja faz com que todas as informações estejam integradas e acessíveis.

Conte com a ajuda de um sistema moderno e personalizado para cuidar dos seus negócios. Fale conosco através de nosso formulário de contato ou ligue para nós e conheça as vantagens de ter um varejo saudável e positivo.