Quando falamos em um programa para a gestão de lojas de roupas e acessórios é preciso levar alguns pontos em consideração. Por exemplo, qual o tamanho da sua loja? Qual o tamanho do público que ela atinge? Quantos funcionários estão empregados?

Obviamente o sistema de gestão de uma rede de loja grande vai diferir em muito o de uma loja pequena. São números diferentes, e a maneira de gerir os empregados também.

O importante é pesquisar bastante conhecer a fundo o seu negócio e todas as peculiaridades envolvendo-o, e só depois decidir qual programa deverá usar. Confira algumas dicas de quais pontos devem ser levados em consideração:

Avalie a estrutura da sua loja

A sua loja é uma rede grande ou pequena? Antes de implementar um sistema é preciso levar em consideração sua estrutura, ou seja:

– O número de empregados e quantos deles irão entrar em contato com o software, assim você saberá quantas pessoas serão treinadas;

– O tamanho do seu estoque, que deverá ser cadastrado no sistema;

– Quais facilidades o software por proporcionar a maneira com a qual você já trabalha;

– Em quais maneiras o sistema pode padronizar os processos que acontecem dentro da loja.

A lista é grande, e quanto mais você conhecer a estrutura da sua loja, mais fácil será escolher qual a real necessidade dela.

Qual a necessidade da sua loja de roupas?

Após conhecer a estrutura você será capaz de levantar os pontos do seu negócio que podem melhorar com a implantação de um sistema, seja para facilitar a vida dos vendedores, dos caixas, gerentes e até mesmo dos clientes.

Esteja atento ao que pode ser melhorado, ao que os empregados estão pedindo e acima de tudo, ao que pode ajudar a aumentar o lucro de sua loja e melhorar a satisfação de todos que trabalham nela.

Quais as particularidades da sua loja?

Todo negócio tem suas individualidades – seja na maneira de trabalhar, de tratar os clientes, de trabalhar com os fornecedores, das qualidades de sua roupa ou até mesmo do público que alcança.

É importante saber o que difere sua loja das outras, quais as particularidades do seu negócio que precisam ser levadas em consideração, pois assim na hora da implantação de um sistema você não irá deixá-las de fora.

Além disso, poderá procurar um software que atenda especificamente as suas individualidades, algo que um programa genérico seria incapaz de fazer.

Pesquise com outros lojistas

Procure proprietários de loja que tenham mesma estrutura que a sua e converse para saber o que eles usam, o que funciona e o que atrapalha no negócio.

A pesquisa é a parte mais importante da contratação de um serviço de softwares, pois ela lhe dará a visão de pessoas que já passaram por situações reais com o sistema que você irá implantar na loja e como elas foram resolvidas.

Quais as funções disponíveis do sistema que contratei?

Esta etapa é uma junção de todas as outras mencionadas anteriormente. Saber qual a estrutura, necessidades e particularidades da sua loja de roupas é de extrema importância na hora de contratar um programa, mas por quê?

Você saberá pesquisar quais as funções disponíveis no software contratado por você e se ali está tudo o que você precisa para poder gerenciar a sua loja.

O sistema está de acordo com a legislação?

Mais importante que as funções, é saber se o sistema que contratou irá ajudá-lo a suprir todas as exigências da legislação brasileira.

Isso envolve desde o lançamento de notas fiscais a clientes e fornecedores, quanto a pagamento de impostos que são necessários para que sua loja não seja autuada e receba multas.

Avalie o custo-benefício

O valor que o fornecedor está pedindo vale realmente a pena? O sistema que você contratar irá ajudar na gestão da loja de maneira eficiente e irá trazer benefícios para o negócio?

Se a resposta for sim, faça o investimento. Caso esteja com dúvidas continue pesquisando até encontrar um preço que seja satisfatório e que lhe traga segurança para investir.

Conheça a empresa que irá fornecer o sistema de gestão

Pesquise se é uma empresa séria, qual a opinião de outros lojistas e como esta empresa é vista no mercado em que ela atua. Coloque sua loja em mãos de pessoas confiáveis.

Para te ajudar a encontrar o melhor sistema para sua loja, gostaríamos de sugerir de um sistema adequado para o seu perfil e fácil de usar. Conheça hoje mesmo o nosso sistema para loja de roupas e calçados.  Entre em contato conosco e solicite uma demonstração para conhecer nossa solução.