Abrir a própria oficina mecânica é o objetivo de muitas pessoas que já trabalharam ou que tem grande experiência e interesse especial no segmento automotivo.

Por mais que o negócio comece pequeno, naturalmente chega o momento em que a gestão desse empreendimento se torna mais trabalhosa. Com o fluxo de clientes, produtos, serviços, entradas e saídas aumentando, o empreendedor precisa exercer controle sobre tudo isso. Caso contrário, o crescimento será interrompido. É por isso que um bom software para oficina mecânica é um investimento indispensável.

Mas, de quanto será esse investimento?

A meta de todo empreendedor é aumentar ou, no mínimo, manter uma margem de lucro satisfatória. Por isso, todo e qualquer investimento realmente precisa ser bem pensado.

Mas, se tratando de um programa para centro automotivo, o raciocínio correto é levar em conta que, em médio e longo prazo, ele vai contribuir para aumentar a lucratividade.

Com ele, é possível ter total controle sobre o estoque de peças. Assim, não se corre o risco de dizer para o cliente que a peça que ele precisa está na oficina e descobrir depois que não está, deixando-o insatisfeito. Também é possível otimizar a gestão financeira, o que ajuda a reduzir custos e controlar o fluxo de caixa, por exemplo. E, ainda, você pode escolher um sistema que seja integrado ao site da oficina, para o cliente acompanhar a ordem de serviço sem sair de casa.

Todas essas funcionalidades fazem com que os procedimentos simples do dia a dia se tornem estratégicos, garantindo um crescimento cada vez maior para o seu negócio.

Portanto, a lógica é: quanto mais recursos o software escolhido tiver para facilitar as ações da sua oficina, mais ele vai contribuir com a receita e melhor será o seu custo/benefício. Mesmo que para isso o valor absoluto do programa seja maior. Por isso, o valor varia de acordo com o porte do negócio e com os recursos que serão oferecidos.

Se o empreendedor toma a inteligente decisão de contratar um sistema para oficina mecânica que lhe ajude na gestão, precisa saber que só vai valer a pena se ele resolver todas as questões possíveis, trazendo o máximo de integração aos processos. Caso contrário, vai acabar se tornando mais um problema ao invés de uma solução.

Reconheça as suas demandas

Naturalmente, esse é o ponto crucial na contratação de um software para oficina mecânica. Antes de sair procurando a melhor opção de fornecedor e de programa, é importante colocar no papel os motivos pelos quais você deseja implementar esse sistema. Isso é essencial por dois motivos:

  1. Há maiores chances de conseguir, de fato, contratar um programa completo, que resolva diversos problemas e ajude a administrar o centro automotivo com maior precisão e assertividade.
  2. Ao saber exatamente o que procura, você minimiza o risco de comprar um sistema que possua ferramentas que não dizem respeito ao seu modelo de negócio, pagando mais caro por recursos que nunca serão utilizados.

Se você precisa de um sistema adequado para o seu tipo de negócio e fácil de usar, então conheça hoje mesmo o nosso sistema para oficina mecânica e autopeças.  Entre em contato conosco e solicite uma demonstração para conhecer nossa solução.